ENCONTROS/FESTIVAIS 

Sendo um dos elementos distintivos da Caótica a criação para a infância e público familiar, a Companhia tem organizado, desde 2015, vários Encontros com o objectivo de fomentar um diálogo regular entre os diferentes tipos de intervenientes no sector.

Em 2015 e em 2017, a Caótica realizou um Festival e um Encontro Internacional, uma mostra do trabalho desenvolvido em Portugal com uma componente internacional na programação e na presença de programadores estrangeiros, abrindo assim espaço para a reflexão conjunta sobre temáticas específicas deste tipo de trabalho artístico. A intenção foi a de criar contactos e um embrião de plataforma que deu origem a um manifesto que foi enviado ao Secretário de Estado da Cultura e à DGArtes de forma a contribuir para a reforma do Modelo de Apoio em 2016/17.

(Pode visualizar ou fazer o download do documento, clicando AQUI.)

 

Em Novembro de 2019, o 3º Encontro centrou-se principalmente na realidade nacional, com o propósito de considerar determinadas questões e problemáticas que os artistas e as estruturas de criação nacionais encontram nas suas práticas e que estão directamente ligadas ao facto de trabalharem para a infância. O Encontro procurou assim contribuir para uma maior compreensão sobre a especificidade da criação para a infância em Portugal ao mesmo tempo que procurou reforçar os laços entre os vários profissionais do meio.

O 3º Encontro culminou com a intenção de se fundar uma Associação que defenda o sector da criação artística para a infância, com o objectivo de estabelecer uma força de comunicação para artistas e estruturas de criação promovendo nesse sentido acções que potenciem o crescimento e a dignificação do sector.

 

Em 2020, a Caótica está a preparar o festival AMOSTRA: uma Mostra/Encontro que procura fazer um retrato da criação portuguesa dirigida para a infância. A AMOSTRA 2021 será a primeira edição de um evento bienal que tem como ambição tornar-se, em 2023, num espaço/tempo destinado a fomentar o reconhecimento artístico e profissional do sector, ao mesmo tempo um show-case com programadores nacionais e internacionais e um momento de encontro e de debate entre profissionais.

© 2020 por CAÓTICA