direcção artística

A Caótica, fundada em 2009 pela encenadora-autora Caroline Bergeron e pelo músico-cineasta António-Pedro, é uma companhia multidisciplinar que cria espectáculos, oficinas e filmes para público jovem, famílias e adultos.

Criadores de um universo tão reconhecível quanto imprevisível – onde entrelaçam humor com poesia e ficção com realidade – António-Pedro e Caroline Bergeron partem muitas vezes das suas vidas para a vida dos espectadores, criando objectos artísticos que são veículos para uma verdadeira partilha.

A singularidade artística da companhia é reconhecida, a nível nacional, na continuada colaboração com várias entidades de programação  - CCB/Fábrica das Artes, Culturgest, Fundação Gulbenkian, Artemrede, LU.CA, Teatro Municipal do Porto/Paralelo - e, a nível internacional, nas extensas digressões pela Europa  - França, Espanha, Suíça, Bélgica - e apresentações noutras latitudes, como Macau ou Brasil. O prémio "Melhor Espectáculo MOMIX 2014" para “Sopa Nuvem”, as co-produções internacionais, as apresentações em salas de referência - Théâtre de la Ville, Paris e Théâtre Am Stram Gram, Genebra, ou a participação regular em festivais nacionais e internacionais e eventos especializados na criação para a infância, são igualmente formas desse reconhecimento.

Desde 2014 a Caótica produz, a par de espectáculos e oficinas, documentários, videoclipes e vídeo-instalações, exibidos em festivais e integrados nas colecções de vários espaços museológicos. 

Desde 2015 a companhia realiza periodicamente o Encontro Internacional – Criação para a Infância, onde procura reflectir em conjunto sobre a criação, programação e circulação de espectáculos para a infância. A companhia organizou igualmente o Festival Caótica em Loulé e, assinalando o seu 10º aniversário, o Festival "10 anos de Caos", no Centro Cultural de Belém.

Para além da criação artística, tem acompanhado o percurso da companhia uma constante actividade pedagógica com crianças, jovens e adultos, em colaboração com serviços educativos ou integrando projectos nacionais, como o 10X10/Descobrir/Gulbenkian, Odisseia, da Artemrede/Partis ou Cultura é Educação, CCB/Plano Nacional das Artes.

© 2020 por CAÓTICA